top of page

Voltamos pra casa 5 horas após o parto. O parto ambulante (ou ambulatorial)

O parto ambulante na Alemanha, a nossa história do terceiro parto e o motivo pelo qual parir assim é uma ótima opção.


O parto ambulante - [ambulante Geburt - sempre vamos jogar os termos em alemão por aqui. Nesse caso pode ser também parto ambulatorial] - consiste em uma modalidade de parto hospitalar na Alemanha na qual a recém parida e o bebê retornam pra casa o mais rápido possível respeitando os protocolos hospitalares de monitoramento básico de um parto normal, inclusive a presença de um médico. Obviamente o parto deve ser normal e sem complicações. Este tipo de nascimento é ideal se a presença de um médico for essencial para você, porém não queira ficar no hospital por vários dias.


parto na Alemanha  -  Parto ambulatorial.
Parto Ambulatorial - Ambulante Geburt

Para nós, no terceiro parto, foi uma decisão não tão complicada, já que já estávamos familiarizados um tanto com a recuperação pós-parto e com os cuidados com um recém-nascido. Na verdade o que nos motivou mais em querer estar rapidamente em casa foi a união familiar. Com dois filhos mais velhos e a proibição de visitas de crianças no ambiente hospitalar foi quase que uma exigência nossa voltar pra casa o mais rápido possível e estar em família novamente.



O parto ambulatorial tem diversas vantagens e desvantagens. Vou aqui listá-las e contextualizar um pouco pensando em grávidas brasileiras que querem ou estão se preparando para parir na Alemanha.




Vantagens


1) Estar de volta em casa o mais rápido possível.

Recém nascido parto ambulatorial Alemanha ambulante Geburt
Menos de 24 horas de vida já em casa - Die ambulante Geburt

Nessa foto a gente já estava em casa. Aqui Lala tem menos de 24 horas de vida. Faz uma diferença e tanto estar em casa o mais rápido possível, principalmente quando há outras crianças na família. Não somente porque elas também precisam de cuidados, mas também por ser importante que elas participem do nascimento o mais cedo possível.


2) Garantia de ambiente hospitalar (sensação de segurança)

Para muitos o parto está associado com riscos de emergências médicas e/ou necessidade de intervenções. O parto ambulatorial te permite estar sob observação hospitalar durante as fases de maiores riscos. Fornece uma sensação de segurança para quem se sente mais segura num ambiente hospitalar.


3) Liberdade de protocolos pós-parto

Em função da liberação precoce existe a liberdade de estar em casa. Nada de horários especiais de visitas, rondas e refeições de hospital.


4) Contato imediato pós-parto com a Hebamme de sua preferência e com sua Doula

É muito comum termos uma afinidade elevada com nossa Hebamme de escolha. Após o parto ela geralmente vai a sua residência checar o estado de saúde da mamãe e do bebê. Com a gente não foi diferente. Nossa Hebamme maravilhosa esteve ciente do parto domiciliar e veio na nossa casa nas primeiras 24 horas. Ela que realizou o teste do pezinho [Neugeborenenscreening - santo palavrão. Vai pro nosso dicionário da gravidez na Alemanha].


Desvantagens


1) Maior necessidade de planejamento

Muitos vêm como uma desvantagem e preferem não ter que se preocupar tanto com os primeiros momentos pós-parto em casa. Mas pra quem conhece as etapas e sabe cuidar de um recém-nascido, pode não ter dificuldades ou inseguranças com isso. A volta pra casa com um neném pode ser desafiadora. A Hebamme ou a doula que te acompanha pode não estar disponível nos primeiros momentos. O pediatra pode não ter horário ou Termin [Termin é o termo alemão pra compromisso ou horário livre] pra fazer o U2 ou o teste do pezinho.


2) Risco de complicações pós parto

São raros os casos de complicações pós parto natural. No entanto, ainda assim estar no hospital nos primeiros dias pode facilitar o acompanhamento do sangramento pós-parto [Nachblutung - Também vai pro dicionário]. Em casa você tem mais de responsabilidade de reconhecer o nível de sangramento pós-parto e detectar qualquer anormalidade.


3) Para pais de primeira viagem pode ser um choque estar tão rápido em casa e não saber o que fazer com o bebê

A gente também já passou por isso. Com nosso primeiro filho, que nasceu numa casa de parto no Brasil, a gente voltou pra casa depois de 48 horas ainda porque ele teve que ficar um pouco sendo observado devido a uma suspeita de icterícia. Chegando em casa a gente se depara com o desafio de cuidar de um bebê que agora é nossa responsabilidade. Ficando mais um tempinho no hospital, a própria equipe pode te auxiliar um pouco (não esperem muita ajuda dos hospitais alemães) com os primeiros cuidados.


Ficou claro pra você? Me ajude a escrever melhor com um feedback no blog. Nosso missão é informar e agregar a sua gravidez na Alemanha. Um parto na Alemanha pode ser bem diferente do Brasil então informação é poder!


Um abraço,

Irineu








20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
hi-doulas-estrela.png
hi-doulas-estrela.png
bottom of page